DIÁLOGO (TEMA RELIGIÃO)


Diálogo produzido pelos alunos Gabriel Luís Gonçalves da Rosa, Jhonathan Almeida da Costa, Jonathan dos Santos Coimbra e Róbson Casagrande (Brankão) - turma 102.

Introdução
Dizem que todos precisam crer em algo durante sua vida. Isso torna o dia-a-dia mais fácil, tornando a vida menos amarga. Mas será isso necessário? Existe uma maneira de viver sem essa crença? Ou seremos infelizes por não acreditar? É isso que vamos colocar em discussão.

J (Agnóstico Teísta): apesar de ter minhas dúvidas, acho necessário que as pessoas tenham essas crenças, uma vez que elas ajudam na existência nessa vida.
G (Ateu): Primeiro as pessoas devem saber crer, são muitas pessoas que não sabem utilizar dessas crenças, nem diferencia-las da realidade. Eu não acho que se precisa crer em alguma coisa para ser feliz, mas sim, tem como viver sem crenças e, no entanto, termos uma vida feliz, porém difícil.

J (Agnóstico Teísta): acreditar em uma crença na minha opinião não é difícil, mas no meu caso tenho muitas dúvidas no que acreditar. Portanto, penso que não tem argumentos que nos mostre que possa existir um Deus.
R (Ateu): acredito que todas as pessoas tem uma crença nas suas vidas. Eu por ter sido cristão por oito anos penso assim. Seja quente ou seja frio, mas não seja morno que eu te vomito.

J (Agnóstico Teísta): também acreditei por uma boa parte da minha vida e só depois percebi que o tão falado Deus não se importa conosco. Ele me olhou e disse – você que se foda! E eu respondi da mesma forma.

G (Ateu): acreditar em uma crença não difícil, mas me parece que o difícil é viver sem uma crença. As pessoas ainda não perceberam a realidade. Para elas “tudo é Deus”, não sei se isso é bom, para mim se você souber crer em Deus e não ser um maníaco que sai matando, julgando os que não têm uma crença ou por não ter uma fé. Deus para mim é um jeito que as pessoas acham para ter segurança, proteção. Como por exemplo, quando uma pessoa em uma cama de hospital em momento difícil de sua vida , busca Deus para se sentir protegido e aonde se apoiar, mas que na verdade quem vai ajudar esta pessoa é ela mesma e a ciência, porém ninguém percebe isso.
J (Agnóstico Teísta): a maioria da população tem medo de pensar mais profundamente no que acreditar. A partir do momento em que se faz uma pesquisa para saber se tudo o que falam sobre religião é verdadeiro, descobrir-se-ia que a maioria das coisas é mentiras. Começa-se a questionar em que acreditar.

R (Ateu): as pessoas da sociedade de hoje brigam muito umas com as outras e há muita discriminação entre as religiões e isso é errado. Elas pensam que sua religião é a certa e a outra é errada, por possuir determinada doutrina, mas bem na moral todos creem no mesmo Deus. Ele não seria o mesmo para todas?
J (Agnóstico Teísta): acredito que Deus é Deus, indiferente dos principais religiões da nossa sociedade (católicos e evangélicos) ele será sempre o mesmo. Os conceitos são os mesmos e as pessoas os utilizam como meio para esconder a podridão da sociedade e delas mesmas. Hoje em dia Deus é apenas algo que é vendido como salvação, sem nenhum fim místico ou religioso. A religião das pessoas é utilizada contra elas mesmas. Irônico não é mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO FILOSÓFICO

O ATO DE CONHECER

O PROBLEMA DO CONHECIMENTO: RAZÃO OU EXPERIÊNCIA