ESTE É APENAS O INÍCIO (CE N'EST QU'UN DÉBUT)
Ao observar este documentário pela primeira vez tive a sensação de estar presenciando o que eu e alguns amigos educadores discutiamos sobre a necessidade de uma virada transcendental na educação brasileira. Apesar do projeto ser de Filosofia que seria sensacional para educandos e educadores da área, acredito que podemos despir-se da área do saber em questão para ficarmos com a essência do projeto: o desenvolvimento de uma cultura do discurso, da expressão, do aprender a ouvir e respeitar a opinião do outro (mesmo não concordando com ela), cultivando uma base para os próximos anos, desenvolvendo o senso crítico e principalmente valorizando a opinião do indivíduo como forma dele perceber da sua importância como pessoa, cidadão e sujeito de interação e transformação social. Portanto, uma mudança é necessária. E isso todos nós educadores sabemos, mas a grande questão é como fazermos?
Como o próprio título do projeto francês cita sugestivamente "É APENAS O INÍCIO" essa forma de trabalho é uma maneira bastante interessante e inteligente para começarmos visando criar uma postura crítica dos estudantes munindo-os para uma nova etapa de uma educação que realmente possa atender suas necessidades em sociedade.
Fica a dica de filme e a reflexão sobre o assunto.
***
Acredito que vivemos em um cenário de crise na educação brasileira que se arrasta de longa dada, portanto, uma mudança é necessária e inevitável, porém, por onde deverá se iniciar essa mudança? Penso que devemos começar pela base, isto é, primeiros anos do ensino voltados para uma reestruturação radical, não se estendendo apenas em estrutura física das escolas, mas uma reformulação de currículo e objetivos. Mas isso somente se tornará realidade se nós professores também buscarmos fazer a nossa parte dentro das suas áreas de atuação, buscando alternativas que visem o despertar da consciência dos alunos diante desse cenário e principalmente da sua importância como agentes de transformação social. Os problemas todos nós sabemos, basta olharmos um pouco mais criticamente para o sistema educacional que perceberemos as disparidades, descasos e abusos com profissionais e educandos, mas também temos um papel fundamental para cumprir, isto é, iniciarmos essa mudança.Fica a dica de filme e a reflexão sobre o assunto.
Alex Machado
Muito Bom! Foi lindo ver o despertar dessas crianças. Não posso comentar mais, pois o ideal é assistir para se surpreender. Passará hoje 10/11 as 22:00 horário de Brasília na TV Escola.
ResponderExcluirObrigado pela informação, caro Wilson, espero que goste do filme e que o mesmo lhe traga inspiração e muitas reflexões sobre o tema.
ExcluirMe surprendio lo inesperado de las respuestas de los ninhos. Sobre todo sin ninguna restricion por parte de los mestres. Un aprendizado para penetrar no mundo das crianças.
ResponderExcluirSem dúvida, caro Hugo Siqueira, explorar esse mundo das crianças quando bem direcionado é muito enriquecedor e surpreendente pelos resultados que se pode obter. Infelizmente, aqui no Brasil poucas escolas fazem isso, estamos vivendo um momento de crise nas instituições brasileiras de ensino que se arrasta de longa dada em que os professores lutam até para não perder sua dignidade. Uma mudança é necessária e projetos como o do filme devem servir de inspiração para novos modelos de base.
ResponderExcluirObrigado por seu comentário