Quem foi Sócrates?
Sócrates nasceu e viveu em Atenas, na Grécia (470 - 399a.C.). Foi filho de um escultor e de uma parteira, foi soldado, participou da vida política de Atenas, mas ficou conhecido como sendo o homem mais sábios entre todos, pois reconhecia a sua ignorância mediante as coisas, admitindo que nada sabia, mas que tinha a vontade de conhecer.
Sócrates ficou conhecido por duas coisas: sua inteligência e a sua chatice. Sócrates costumava sair a conversar com os ditos sábios de seu tempo, lhes perguntando sobre várias coisas.
Por exemplo, o que é o ser humano? O que é a justiça? O que a beleza? O que é o amor?
Sócrates tinha como costume sair pelas ruas com seus alunos e ao encontrar algum suposto sábio, perguntava para o mesmo o que gostaria de saber. Por essa atitude, do perguntar de modo a encontrar uma verdade, Sócrates irritava algumas pessoas que se diziam serem sábias porque muitos destes sábios não conseguiam responder as perguntas de Sócrates ou acabavam demonstrando que suas opiniões estavam equivocadas.
Sócrates é considerado o pai da filosofia, justamente por introduzir o ato de perguntar e o diálogo como método de investigação da verdade. Por essa razão Sócrates é considerado o primeiro grande filósofo.
Nestes sentido, a filosofia de Sócrates buscava nos ensinar que somos ignorantes por natureza (conhece-te a ti mesmo), ou seja, que não nascemos sabendo de tudo, mas temos uma capacidade para aprendermos. E toda vez que aprendemos algo novo, percebemos a nossa própria ignorância (só sei que nada sei).
Por irritar poderosos e rivais, foi caluniado por inventar novos deuses, foi julgado injustamente e condenado a morte por envenenamento.
PARA SABER MAIS:
https://www.youtube.com/watch?v=809bdDKp1BA&list=PLKPO1RncbzvD1UyR9kSVR-GC8S8H9c12H&index=5&t=185s
Comentários
Postar um comentário