Espaço designado para os estudantes da disciplina de Filosofia do professor Alex Machado. Nele vocês encontrarão material de apoio, programação das aulas, sugestões de filmes e livros, críticas e sugestões.
MATERIAL DA AULA SOBRE CONHECIMENTO (4ºANOS): É POSSÍVEL SABER DE TUDO?
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ATIVIDADE:
FAZER OS EXERCÍCIOS DO LIVRO DA PÁGINA 66 A 71
E EXERCÍCIOS DE COMPLEMENTAÇÃO PASSADOS NA CONEXÃO.
A palavra método vem do grego Methodos ( meta = através de, e hodos = via, caminho ). Usar um método é seguir ordenadamente um caminho pelo qual se busca uma finalidade. As principais finalidades do método são: - conduzir à descoberta de uma verdade até então desconhecida; - permitir demonstrar e provar uma verdade já conhecida; - verificar os conhecimentos para saber se são legítimos e verdadeiros. O método é, portanto, um instrumento racional para adquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos. Por que a necessidade de um método? Pelo fato de que a ilusão, o falso, a mentira rondam o conhecimento, interferem na experiência e no pensamento. Para segurança ao conhecimento, o pensamento cria regras e procedimentos que permitem ao sujeito conhecer e controlar aquilo que se propõe conhecer. ...
Tradicionalmente, costuma-se definir conhecimento como o modo pelo qual o sujeito se apropria do objeto pelos sentidos e pela inteligência. Podemos distinguir entre o ato e o produto do conhecimento. O ato do conhecimento diz respeito à relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Mas podemos ter por objeto de conhecimento também a própria mente, quando percebemos nossos afetos, desejos e ideias. O produto do conhecimento é o que resulta do ato de conhecer, ou seja, o conjunto de saberes acumulados e recebidos pela cultura, bem como os saberes que acrescentamos à tradição: as crenças, os valores, as ciências, as religiões, as técnicas, as artes, a filosofia, etc. Modos de Conhecer De que maneira aprendemos o real? Geralmente consideramos o conhecimento como uma ato da razão , pelo qual encadeamos ideias e juízos para chegar a uma conclusão. Essas etapas compõem o nosso raciocínio. No entanto, conhecemos o real também pela intuição...
A história do pensamento ocidental testemunha a atenção que as especulações filosóficas concentram em determinados temas. Esses temas, discutidos em diversos períodos, tornaram-se o que chamamos de problemas filosóficos . Um dos principais temas discutidos pelas filosofia foi o problema do conhecimento, ou seja, para compreender a realidade e a si próprio, buscou-se entender a própria capacidade de compreensão e formação do conhecimento. Como adquirimos conhecimento? É primariamente pelo uso da razão? Ou a experiência obtida por intermédio de nossos sentidos desempenha o papel mais significativo no modo como formamos o conhecimento sobre as coisas? Muito da história da filosofia ocidental tem sido influenciada por essa oposição básica entre razão e experiência como princípios fundamentais do conhecimento. Especificamente, este é o principal pomo da discórdia entre duas linhas filosóficas: racionalismo e empirismo. Para entender o que está em questão entre te...
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