Estudo sobre as religiões - 6° anos


 Como teria surgido as religiões?

Podemos dizer que elas também expressam a evolução humana?

Existe alguma cultura que não tenha nenhum aspecto religioso?

Essas são questões são de grande importância para hoje termos um maior entendimento da humanidade e da origem do pensamento religioso. E como o pensamento religioso, segundo Mircea Elíade, revela uma dimensão espiritual inerente ao ser humano.

Quando pensamos em religiões, geralmente nos perguntamos como ela surgiu e quando começou a ser praticada. Muitas são as tentativas de explicar suas origens.

Tem alguém aí?

O que é religião? E de onde vem? A religião vem da mente do animal humano; portanto, vem de nós. Os outros animais na Terra não parecem necessitar de uma religião. E até onde sabemos, não criaram nenhuma. Isso porque estão mais em harmonia com a vida do que nós. Agem instintivamente. Seguem o fluxo da existência sem pensar sobre ela o tempo todo. Já o animal humano perdeu a capacidade de fazer isso. Em um determinado momento da nossa evolução, nos tornamos mais inteligentes, conseguimos abstrair coisas e nos tornamos autoconscientes. Isso significa que nos tornamos interessados em nós mesmos e começamos a nos perguntar sobre o sentido da vida e do mundo: O que acontece quando deixamos de existir? Para onde vamos? Qual é o propósito disso tudo?

Segundo estudiosos, o sentimento religioso, teria surgido com nossos ancestrais, a milhares de anos (2500 - 2200  AC) a partir da tentativa de responder a essas perguntas. Um indício disso são alguns achados arqueológicos como a Vênus de Willendorf, alguns objetos e sepultamentos encontrados, que remontam a ideia que a religiosidade está presente na vida dos seres humanos desde muito tempo. Por meio desses achados podemos dizer que a religiosidade é um fenômeno individual e coletivo, pois nossos ancestrais encontraram uma maneira de entender a própria natureza e a si próprio. Também podemos dizer que essas diferentes manifestações são uma prova da tentativa do ser humano tentar se comunicar com o Transcendente.

Vênus de Willendorf, 2400 a 2200 AC, foi um dos objetos encontrados que provam a existência de uma cultura antiga e complexa. Graças as suas formas corporais exageradas, uma das possíveis teorias sobre seu significado na cultura pré-histórica é de que esta estátua representa a fertilidade ou a deusa mãe.


Também podemos dizer que não há cultura no mundo que não tenha algum aspecto religioso intrínseco a essa cultura, ou seja, seja civilizações antigas, povos e pequenas comunidades, mesmo que isoladas, possuem suas crenças e cosmogonias (explicações míticas e mística sobre a origem das coisas). 

Quem foi o criador da religião?

Não existe uma pessoa ou povo específico que teria criado a religião. Ao menos não se sabe disso e nunca foi encontrado nenhuma evidência. Já a palavra religião é mais atual, sendo latina e possivelmente com uma forte influência do catolicismo no seu significado (RELIGARE = religar-se com o transcendente). A grande dúvida atualmente é sobre se seu sentido realmente era religar-se ou reler.

Atualmente as mais antigas religiões do mundo se tornaram em tradições, cheias de ritos, símbolos, sentidos, preceitos, regras de conduta e princípios que a configuram como uma religião com um sistema organizado que são conservados e transmitidos. Essas religiões e outras mais recentes se encontram praticamente no mundo todo: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, etc.

REFERÊNCIAS:

- HOLLOWAY, Richard, Uma breve história da religião. trad. Janaína Marco ed LPM, Porto Alegre, 2020.

Link sobre as ramificações do Cristianismo

https://arte.folha.uol.com.br/poder/2016/12/25/arvore-religioes/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO FILOSÓFICO

O ATO DE CONHECER

O PROBLEMA DO CONHECIMENTO: RAZÃO OU EXPERIÊNCIA